24 de mar. de 2010

A tal Burrocracia

Vou contar a saga pra vocês:
Nosso projeto foi aprovado no FEMA em Janeiro deste ano, mas por motivos que não vem ao caso, só fiquei sabendo depois do Carnaval, embora eu checasse a página onde normalmente os editais são publicados, todas as semanas.
O FEMA é um fundo da prefeitura de SP destinado a projetos ambientais. Eu passei um mês enlouquecida escrevendo esse projeto, que finalmente ficou pronto graças a ajuda de Michelle (que me emprestava o laptop dela) e Marcos que me orientava pacientemente. Imaginem: na época eu estava fazendo 10 apresentações do espetáculo teatral (musicado) por semana, em meio de uma tourne, entre Adamantina, Bahia e São Paulo, e nas horas vagas trabalhando para o projeto. Foi punk!
Enfim... fomos contemplados! Aprovados! Isso quase um ano depois de entrar com o pedido. Minha alegria era tanta quando eu soube, que eu pulava no meio da sala da minha avó igual criança...rs. Chorei, abracei, gritei, ri... enfim... quando eu já estava pensando em desistir, uma luz apareceu: a grana do FEMA.
Bem... mas aí tanto tempo era passado, que o orçamento já estava defasado. Mas beleza, pra quem manteve o programa no ar por meses sem nenhum real, isso não deveria ser problema. Mas tinha outro problema: o canal que a gente exibiria já não era o mesmo... mas isso também pode ser resolvido.
Então, finalmente chegou a lista de documentos para entregar no FEMA. Eu quase infartei quando vi. Ata disso, ata daquilo, FGTS, Comprovante disso e daquilo, Declaração Y, X, Z, Certificados... e o mais legal de tudo: UMA CONTA NO BANCO DO BRASIL!!!
Passei dias só cuidando pra levantar toda a documentação exigida pelo FEMA e pelo Banco. Finalmente entreguei tudo ao Banco - quero dizer, tudo que a colaboradora que nos atendeu pediu - e a mesma disse que em 10 dias teríamos a tal conta, para então, finalmente, eu poder entregar tudo ao FEMA.
Sexta passada liguei na agência e pedi que me retornassem. Nada. Fiz o mesmo segunda. Também sem sucesso. Ontem fiz o mesmo mas mais uma vez a responsável não me retornou. Hoje, finalmente, consegui falar com gerente responsável que me deu a maravilhosa notícia de que faltava uma série de coisas, inclusive uma assinatura do contador, que a atendente deveria nos ter orientado...
Resumo da ópera: lá se vão no mínimo mais 15 dias para entregar tudo ao FEMA. E eu aqui, de mãos atadas. Dependendo da organização de quem cuida dos docs do IBio, da organização do Banco, da organização de sabe quem mais... pra cuidar da minha vida e da vida do Planeta.
Mas como diz o Marcos, é boa hora para exercitar a confiança no Universo e a paciência...

2 comentários:

  1. Só para atualizar, realmente os docs que não foram entregues ou não haviam sido solicitados, ou na hora de xerocar deixaram folhas para trás. Pode isso?

    ResponderExcluir
  2. Fala sério! Essa falta de informação é q nos mata. Como eu sempre falo, o problema do mundo é a falta de comunicação e competências das pessoas. Sinto na minha pele a sua frustração! Urgh!

    ResponderExcluir